quinta-feira, 26 de setembro de 2019

VII Oficina de Turismo de Base Comunitária (TBC)

No dia 21 de setembro de 2019, ocorreu a VII Oficina de Turismo de Base Comunitária na Floresta Nacional do Amapá. O encontro foi no Centro Comunitário de Porto Grande e contou com a presença de 17 participantes, sendo 14 comunitários do Alto Rio Araguari.

 Participantes da VII Oficina


A Oficina iniciou com os comunitários relembrando as principais decisões da última reunião. Então foi lida a primeira proposta para o "Manual do Turismo de Base Comunitária do Alto Rio Araguari". Esse documento ainda será alterado conforme os próximos encontros, mas seu objetivo é explicar como o turismo irá funcionar, com suas principais regras, de uma forma simples, para os próprios comunitários.

Em seguida, fizeram a lista de nomes dos comunitários que irão participar dos Grupos de Trabalho. Os participantes foram indicando todas as pessoas que mostraram interesse. Esses grupos serão os responsáveis por cada serviço oferecido durante os roteiros da comunidade. Irão funcionar em sistema de rodízio, ou seja, a cada novo grupo de turismo, uma pessoa diferente irá trabalhar. Num próximo encontro, será feito o sorteio da ordem dos nomes, já estabelecendo quem serão os primeiros a participar.

Depois foi feito a precificação do roteiro de 03 dias, idealizado na III Oficina. Listou-se todos os serviços que serão oferecidos aos turistas nessas viagens e, um a um, foram discutindo e decidindo os valores a serem cobrados. Alguns serviços serão cobrados por pessoa, outros serão para cada grupo de turistas. No final, conseguiu-se decidir todos os valores e fez-se uma simulação para 4 pessoas: o valor total do roteiro será de R$4600,00, ficando R$1150, para cada turista.

Facilitação Gráfica - Produção: Nayara Araújo (Foto: Nayara Araújo)

A próxima reunião será realizada no dia 05 de outubro e se discutirá a organização de um roteiro teste.



Nenhum comentário:

Postar um comentário