quarta-feira, 4 de setembro de 2019

VI Oficina de Turismo de Base Comunitária

No dia 17 de julho, aconteceu no Centro Comunitário de Ação Social, localizada no município de Porto Grande, a sexta oficina de turismo de base comunitária na Floresta Nacional do Amapá. A oficina teve como objetivo discutir a organização da comunidade para a operação dos roteiros turísticos e estabelecer seu funcionamento e distribuição de responsabilidades.


Participantes da VI Oficina (Foto: Luiza Nascimento)
 
O evento contou com a participação de 24 pessoas, sendo 19 comunitários da Bacia do Rio Araguari. Ela se iniciou com uma dinâmica em que os participantes formaram um grupo de percussão, cada um deveria fazer um som com o corpo ou objeto. Cada participante apresentou seu som e depois foram tocando juntos até conseguirem tocar em harmonia. Essa atividade trouxe reflexões sobre atuação coletiva, comunicação e respeito pelo grupo.

Em seguida, retomou-se a discussão da última oficina, buscando organizar a operação do roteiro de 3 dia, construído na III Oficina.

Nesse encontro, se reforçou o formato por rodízio e decidiu-se que quando a pessoa da vez não puder atender o grupo de turistas, passará ao próximo da lista, no entato, aquele que não pode continuará na frente da lista.

Também se decidiu que as pessoas se dividirão por Grupos de Trabalho (GT) e que se revezaram dentro desses grupos. Os GT formados são 
. Hospedagem
. Embarcação
. Acompanhamento
. Comunicação e organização

Em cada roteiro, a pessoa responsável pela hospedagem também se responsabilizará por organizar outros serviços, ou seja, ela deverá combinar com moradores próximo a ela para prestarem os serviços de almoço, banho, trilha e visita a casa de morador. Esse formato facilita que todos os serviços sejam oferecidos em locais próximos, diminuindo o deslocamento dos turistas.

O Acompanhante é uma pessoa da comunidade que irá acompanhar os turistas em todo o roteiro, servindo como uma ligação entre os turistas e os comunitários.

O GT de Comunicação e organização será responsável por realizar o contato inicial com o turista e fazer a venda do roteiro, além de acionar os moradores definidos para os outros GT. Essas pessoas deverão estar em Porto Grande, para facilitar a comunicação com os possíveis clientes.

Quando se discutiu o roteiro de 5 dias, acordou-se que os GT seriam os mesmos do de 03 dias mais dois outros Esses dois grupos ficariam responsáveis por ir um dia antes que os turistas, montarem o acampamento e recebê-los durante o tempo que eles ficassem nesse local. O GT de Acampamento, formado por duas pessoas a cada vez, se responsabilizará pela montagem e ajuda aos turistas nessa dormida. A pessoa do GT de Cozinha ficará responsável pela alimentação do grupo durante esse período. No entanto, os três irão trabalhar juntos e se ajudarem.

 Para finalizar a organização, acordou-se que se uma pessoa quiser entrar em algum GT, deverá pedir uma reunião, onde se apresentará e o grupo decidirá sobre a sua participação.

 Facilitação Gráfica - Produção: Charly Sanchez (Foto: Luiza Nascimento)

Para a próxima reunião, no dia 21 de setembro, os comunitários irão trazer o nome de todos os interessados em participar de cada GT e também se fará o sorteio da ordem na lista de cada um deles. E como o assunto principal será a precificação do roteiro, ou seja, quanto irá custar cada um deles, os comunitários devem pensar o valor de cada serviço que será ofertado no turismo.

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