segunda-feira, 15 de julho de 2019

V OFICINA DE TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA


No dia 05 de junho, aconteceu na Escola Municipal Acre, localizada no município de Porto Grande, a quinta oficina de turismo de base comunitária na Floresta Nacional do Amapá. A oficina teve como objetivo discutir a organização da comunidade para a operação dos roteiros turísticos e já estabelecer seu funcionamento e distribuição de responsabilidades.
 Participantes da V Oficina (Foto: Sueli Pontes)
O evento contou com a participação de 20 pessoas, 15 comunitários e 5 organizadores e foi conduzido por Ivan Vasconcelos, servidor do ICMBio, que iniciou com a apresentação dos participantes e resgate do ocorrido nas reuniões anteriores. Em seguida, inseriu a temática com uma dinâmica, que possibilitou aos participantes discutir sobre responsabilidade, comunicação e estabelecimento de acordos para o ganho da comunidade e não só individual. 
Depois, apresentou as formas como outras iniciativas de TBC se organizam: as comunidades de Boa Vista do Acará, Vista Alegre do Capixauã e Jamaraquá, todas no estado do Pará. Elas se dividem em grupos de trabalhos, de acordo com as atividades que serão oferecidas. Algumas escolhem a pessoa ou família que irá atender o grupo de turista através de um rodízio, outras por sorteio. Em certos casos, há uma associação comunitária coordenando o serviço, em outras não, mas sempre há um fundo comunitários para receber valores utilizados por toda a comunidade
Com esses casos como inspiração, os participantes começaram a discutir como a iniciativa de TBC no Alto Rio Araguari iria se organizar. Inicialmente os participantes decidiram que se faria o turismo através da Associação Bom Sucesso. 

Em seguida, começou a se discutir como seriam feito a oferta dos vários serviços que são necessários para fazer os roteiros. Os participantes propuseram que se organizasse em Grupos de Trabalhos e que, para escolher quem atuariam em cada grupo de turista, se faria um rodízio entre as várias pessoas ofertarem o serviço. 
Participantes durante a Oficina (Foto: Sueli Pontes)

O primeiro Grupo de Trabalho foi o das Embarcações, e se decidiu que se  revezarão, e que cada pessoa oferecerá a embarcação, motor, piloto e proeiro.


Para os serviços de hospedagem, alimentação, trilha e visita a casa do morador, se discutiu que se, em um método de rodízio, os locais escolhidos para uma visita fossem muito longe um dos outros, dificultaria a execução do roteiro. Os tempos e as distância poderiam ser tão grandes que tornaria o passeio ruim e os custos seriam muito altos. Assim surgiu a proposta de se escolher primeiro que moradia hospedaria o grupo de turista, através de rodízio. Os turistas dormiriam sempre nessa casa. E só então se decidiria quem ofereceria o almoço, a trilha e outros serviços do roteiro.

 

Facilitação Gráfica - Produção: Charly Sanchez (Foto: Luiza Nascimento)
Nesse momento, o horário acordado de fim da oficina chegou e se estabeleceu que no próximo encontro se continuaria essa discussão, com os comunitários conversando com seus companheiros ao longo do mês para trazer mais sugestões de organização e nomes de pessoas interessadas em ofertar os serviços do turismo.
A próxima oficina que será realizada no dia 17 de agosto de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário