sexta-feira, 1 de março de 2019

II Oficina de Turismo de Base Comunitária (TBC)

Na manhã do dia 22 de fevereiro de 2018, no Centro de Idosos do município de Porto Grande-AP foi realizada a II Oficina de Turismo de Base Comunitária (TBC) pela equipe de gestão da Floresta Nacional do Amapá. Com o objetivo principal de discutir sobre os diferentes perfis de turistas e como atendê-los, participaram 14 moradores da Bacia do Alto Rio Araguari.


Após as apresentações iniciais e resgate da oficina anterior, os participantes disseram o que gostariam de fazer se eles estivessem viajando como turistas. Foram vários desejos diferentes, mas em geral, eram coisas diferentes do que se faz no dia a dia e que eles buscavam além de atividades, sensações, sentimentos e experiências.



Participantes da Oficina (Foto: Érico Kauano)

Em seguida, apresentou 05 fotos de um monumento natural localizado em um parque dos Estados Unidos, com diferentes quantidades de pessoas. Os participantes deveriam dizer em que situação eles gostariam de visitar esse local. A maior parte preferiu quando o local estava mais vazio, mas alguns disseram que só ficariam ali se tivesse mais pessoas, pois então teriam um sentimento de segurança. Isso mostra como as percepções das pessoas (seja turista, seja morador) são diferentes e que temos que ter isso em mente quando estamos trabalhando com turismo.


A principal atividade do dia foi em grupo, cada equipe recebeu um texto com o corpo de um email fictício solicitando uma visita à região e era necessário fazer um desenho desse grupo e propor um esboço de roteiro turístico para atender suas demandas. Os textos tinham grupos turísticos com perfis, necessidade, tempo de permanência diferentes para que propostas variadas fossem construídas.
Facilitação Gráfica - Produção: Charly Sanches (Foto: Érico Kauano)
Após as apresentações percebeu-se que já existe um roteiro básico na região, inclusive havendo moradores com experiência de atendimento. Também revelou que os serviços são oferecidos por mais de um comunitário, sendo uma região rica em possibilidades para criação de roteiros.
No final, fez-se uma apresentação de slides explicando alguns conceitos como Segmento Turístico e Tipos de Visitação em Unidade de Conservação. Também se mostrou alguns dados de perfil de visitantes de ecoturismo no Brasil e perfil de hóspedes em Macapá.


Finalizando a apresentação, discutiu-se a definição de Recurso Turístico e os participantes ficaram responsáveis por fazer levantamento desses recursos na região. Um formulário foi distribuído para facilitar essa atividade.


A próxima oficina está planejada para a segunda quinzena de março com o tema Roteiro Turístico.

Arquivos:

Apresentação - Percepção dos visitantes

Texto - Correio eletrônico de turistas (fictícios)

Apresentação - Conceitos

Formulário - Recursos Turísticos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário