quinta-feira, 9 de maio de 2013

Floresta Nacional do Amapá realiza Oficina Vivencial com comunitários


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizou, na base da Floresta Nacional do Amapá(FN) nos dia 4 à 6 de abril, a Oficina Vivencial para Organização Social. A oficina contou com a participação da equipe gestora da Unidade de Conservação (UC), composta por analistas ambientais do ICMBio, representantes da Conservação Internacional (CI) e moradores do Médio e Alto Rio Araguari.

O objetivo dessa oficina foi o de transmitir conhecimentos aos moradores locais sobre a importância e os benefícios de estarem organizados, garantindo então, a melhoria da qualidade de vida dos comunitários que terão mais direitos garantidos e demandas atendidas; e uma gestão mais hábil em busca do atendimento de políticas mais eficientes e de desenvolvimento sustentável por parte da Floresta Nacional do Amapá.
 
A oficina teve a participação de 12 moradores, que se integraram na participação das atividades, utilizando a metodologia de ensino lúdico, e obtendo um melhor entendimento acerca de assuntos como: organização social, trabalho em grupo, garantia de direitos, continuidade de trabalhos anteriormente desenvolvidos, entre outros.

Como a oficina aconteceu durante três dias, à maioria dos moradores dormiu na própria base da FLONA-AP, que se pôde observar aproximação maior entre os comunitários e a equipe gestora.


Ao término do período, a oficina foi considerada satisfatória, e, entendeu-se que a criação de uma associação seria a melhor forma de organização social para os moradores. Além disso, eles mostraram-se engajados na perpetuação deste trabalho, e formaram uma comissão de mobilização para a próxima reunião, mostrando aos demais comunitários a importância dessa iniciativa. Este foi o primeiro passo, de muitos, para a uma organização social eficiente dos moradores do médio e alto rio Araguari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário