quarta-feira, 3 de abril de 2019

III Oficina de Turismo de Base Comunitária (TBC)

Ocorreu na manhã do dia 30 de março de 2019, na Escola Estadual Professora Maria Cristina Botelho, município de Porto Grande-AP, a III Oficina de Turismo de Base Comunitária da Floresta Nacional do Amapá, realizada pela equipe de gestão da Floresta Nacional do Amapá (FLONA-ICMBio). A oficina teve como objetivo específico criar um roteiro turístico para a região. A oficina contou com 14 participantes, todos moradores da Bacia do Alto Rio Araguari.


Participantes. (Foto: Estefany Furtado)
A oficina iniciou às 09h00m com as apresentações iniciais e com o resgate da oficina anterior. Em seguida foi relembrado o conceito de Recursos Turísticos e depois foi  levantado os recursos turísticos da região através de uma chuva de ideias com os participantes. Foram citados principalmente cachoeiras, corredeiras e locas de banho nos rios, trilhas na região, os usos que a comunidade faz dos recursos da floresta, as atividades produtivas e suas moradias, pontos de pesca. Também se realizou um levantamento dos serviços que devem ser oferecidos ao visitantes e quem estaria disposto a fornecê-los . Há moradores que estariam dispostas a fornecer hospedagem, alimentação, transporte e condução, já existindo alguns que já ofertam tais serviços.

Foi realizado, buscando conhecer melhor a região através da visão dos próprios moradores e para subsidiar a construção dos roteiros, um mapeamento de onde estariam cada recurso e serviço dentro do território.



Mapa de recursos e serviços turísticos. Produção: Charly Sanches. (Foto: Érico Kauano)
A atividade final foi a construção de roteiros para a região. Primeiro, o mediador fez uma fala sobre o conceito de roteiro, apresentando exemplos da Turiarte, cooperativa da Resex Tapajós Arapiuns, da empresa macapaense Amapá Ecocamping e do projeto Serras Guerreiras de Tapuruquara, na região do Médio Rio Negro. Após explicação do que seria um roteiro básico, os participantes definiram que, a partir da experiência deles, deveriam produzir um roteiro de 03 dias e um de 05 dias. 


Facilitação Gráfica. Produção: Charly Sanches. (Foto: Érico Kauano)
O primeiro roteiro, de 03 dias, teria 02 dias no Rio Araguari e o último dia no rio Falsino, permanecendo na região onde estão as moradias. Haveria atividades de banho, caminhada e visitas as casas e atividades realizadas pelos comunitários. O roteiro de 05 dias seria indicado para pessoas com interesse em ecoturismo de aventura, já que o deslocamento seria maior, acessando regiões mais isoladas, tendo como destino cachoeiras mais distantes, com visita aos moradores e outras atividades.

Links:

Resex Tapajós Arapiuns (https://turiarteamazonia.wordpress.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário